Pastorais

Noivos

Espiritualidade Central:

A Pastoral dos Noivos é fundamentada no Santo Evangelho, mais especificamente, nas passagens que dizem respeito à vida a dois, como a primeira carta aos Coríntios, onde Paulo nos alerta para a importância do amor, fundamental no casamento: pois mesmo que tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios da ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, mas não tivesse o amor, isso de nada me serviria, pois o amor é paciente, o amor é serviçal, o amor é sem inveja, não se vangloria, nem se incha de orgulho, o amor não age com baixeza, não é interesseiro, não se irrita nem guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, fica feliz com a verdade. O amor tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, o amor jamais passará. Baseado nessa passagem do Evangelho, que nos mostra que somente o amor já nos basta e que todo casamento cujo alicerce é justamente esse amor, aliado às bênçãos de Deus, tem sua dissolução somente quando a morte os separe.

Objetivo:
O objetivo principal da pastoral é passar a experiência, através da vivencia de casais engajados na comunidade, aos futuros noivos, alertando-os para os pequenos dissabores, desentendimentos e acontecimentos que podem levar o matrimonio a deteriorar-se.

Essa experiência abrange desde o início da vida a dois, quando se constitui o novo lar, ao relacionamento com filhos, familiares, pais, amigos, notadamente na necessidade de jamais se esquecerem da fé e das coisas de Deus no novo lar.

Histórico:
A Pastoral dos Noivos existe em nossa comunidade há 50 anos, e os casais que passam suas experiências de vida a dois se congregam mensalmente para dirimir dúvidas, abastecer-se espiritualmente e traçar novas diretrizes.

Reuniões:
As formações dos noivos acontecem nas casas desses casais da pastoral e seguem uma agenda pré-determinada disponível na secretaria da paróquia.

voltar