Pastorais

Casais de Segunda União

A igreja tem a mesma missão de JESUS CRISTO: evangelizar sem excluir ninguém. Portanto, é necessário encaminhar a vida sacramental e acolher os casais em segunda união, que constituíram uma nova família, fortalecendo-os na fé em JESUS CRISTO e na Igreja.

A pastoral de Casais em Segunda União, conforme as palavras do Santo Padre João Paulo II, na Exortação Apostólica “Familiaris Consortio” nº 84, é, antes de tudo, uma “Pastoral de Misericórdia e Acolhimento”.

Histórico:
A Pastoral de Casais em Segunda União no Santuário de Nossa Sra. Aparecida iniciou-se em 2002 baseando-se na experiência da Diocese de Jundiaí, sendo que o primeiro grupo iniciou os trabalhos em março de 2003.

Em setembro de 2003 formou-se o segundo grupo e em setembro de 2006 o terceiro grupo. Em 31 de agosto e 01 de setembro de 2008 foi realizado o 1º Encontro de Casai em 2ª União (EC).

Reuniões:
As reuniões acontecem mensalmente nas residências dos casais que compõem os grupos onde se estuda o evangelho seguindo o temário proposto pelo livro: “Pastoral de Casais em 2ª União: Uma experiência pioneira”, Diocese de Jundiaí, 1999.

Este estudo ajuda os casais a apaziguar suas angústias, esclarecer dúvidas sobre a sua situação matrimonial perante a Igreja, preparando-os para participar com segurança, sem constrangimentos ou culpas, nas obras e eventos da comunidade.